A Otorrinolaringologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças e distúrbios relacionados ao ouvido, nariz, garganta e estruturas associadas do pescoço e da cabeça. Os profissionais especializados nessa área são chamados de otorrinolaringologistas.

Essa especialidade abrange uma ampla gama de condições, incluindo:

  1. Problemas de audição: Como perda auditiva condutiva (relacionada ao ouvido externo ou médio) e perda auditiva neurossensorial (relacionada ao ouvido interno ou ao nervo auditivo), além de zumbido (tinnitus).

  2. Infecções do ouvido: Como otite média aguda (infecção do ouvido médio), otite média crônica, otite externa (infecção do ouvido externo) e mastoidite (infecção da mastoide).

  3. Distúrbios do equilíbrio: Como vertigem, labirintite e doença de Ménière, que podem causar tonturas e desequilíbrio.

  4. Problemas nasais e sinusais: Como rinite alérgica, sinusite aguda e crônica, pólipos nasais e desvios de septo nasal.

  5. Distúrbios da garganta e da voz: Como faringite, laringite, amigdalite, rouquidão, nódulos nas cordas vocais e refluxo laringofaríngeo.

  6. Distúrbios do sono: Como apneia obstrutiva do sono, ronco e distúrbios do sono em crianças.

  7. Anomalias congênitas: Como fendas palatinas, anomalias do arco branquial e cistos ou fístulas branquiais.

  8. Tumores de cabeça e pescoço: Como câncer de laringe, câncer de tireoide, câncer de nasofaringe e tumores da glândula salivar.

Os otorrinolaringologistas utilizam uma variedade de métodos para diagnosticar e tratar essas condições, incluindo exames físicos, testes de audição, endoscopia nasal, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) e biópsias.

O tratamento pode envolver medicação, terapia fonoaudiológica, cirurgia otológica ou nasal, terapia de apneia do sono, entre outras abordagens, dependendo da condição específica do paciente.

Além do tratamento das condições médicas, os otorrinolaringologistas também podem oferecer cirurgias estéticas, como rinoplastia (cirurgia plástica do nariz) e otoplastia (cirurgia plástica das orelhas), quando necessário.

É importante consultar um otorrinolaringologista se você estiver enfrentando problemas relacionados ao ouvido, nariz, garganta ou áreas associadas do pescoço e da cabeça. Um otorrinolaringologista pode oferecer uma avaliação abrangente e um plano de tratamento adequado para ajudar a resolver esses problemas de saúde.

Especialistas:

Dr. Rogério de Leão Bensadon – CRM 70357

Dr.-Rogério-de-Leão-Bensadon